Blog

Conteúdo atualizado e especializado na saúde de transformadores elétricos. Confira nossos posts!

O que é Óleo Vegetal Isolante (OVI) Elétrico

O óleo vegetal isolante elétrico é um derivado, principalmente, do óleo de soja. Existem várias possibilidades para se extrair o óleo vegetal e transformá-lo em óleo vegetal isolante elétrico. Por que se utiliza principalmente a soja? A soja é economicamente mais viável, mas pode-se utilizar óleo de girassol, de milho ou de qualquer outra base, isto é, é possível produzir o óleo vegetal de qualquer oleaginosa.

Leia mais »

Trafocare e Análise de Teor de PCB

O PCB é a abreviação de um composto químico chamado bifenilas policloradas (do inglês polychlorinated biphenyl). Ele é um produto sintético desenvolvido em meados da década de 50 para ser utilizado, principalmente, como fluido isolante elétrico, além de outras utilidades. Seu nome popular é Ascarel, ou seja, o seu nome comercial. Quimicamente, é um policlorado, sendo sua principal desvantagem a biodegradabilidade, isto é, ele não é biodegradável.

Leia mais »

A importância do know how, especialização e atendimento a normas do mercado de manutenção de transformadores elétricos com foco na NBR 10576

A norma brasileira NBR 10576 trata de diretrizes para supervisão e manutenção de óleo mineral isolante em equipamentos elétricos. Com ela, após ter sido feita a análise de óleo, a Trafocare é capaz de sugerir a ações (corretivas ou preventivas) para solucionar os desvios apresentados, restabelecendo as condições normais do óleo de acordo com a NBR 10576.

Leia mais »

Análise de óleo isolante

Você sabia que o transformador não é constituído apenas de óleo isolante? O transformador possui um sistema isolante, formado pelo papel isolante que envolve o cobre (enrolamentos), mais papelão prensado (presspan) ou madeira. É considerado desde o início da oferta de sistemas isolantes, até os dias de hoje, o melhor e mais eficiente sistema isolante já aplicado em transformadores de potência, sobretudo em classes de Alta/Extra Alta tensão. Dessa forma, a partir do momento que se coloca o óleo dentro do equipamento, existe um sistema isolante composto pelo papel e óleo.

Leia mais »

O que são transformadores de potência?

Os transformadores de potência são dispositivos ou equipamentos elétricos que aumentam ou diminuem uma determinada tensão recebida. Um transformador elevador aumenta a tensão recebida, conforme padrões estabelecidos de acordo com as classes de tensão (classes 15kv, 36kv, 69kv, 138kv, 230kv, 395kv, 550kv e 800kv). Já um transformador abaixador diminui a tensão a depender também das condições de uso.

Leia mais »