Manutenção Preventiva em Transformadores Elétricos

Para a manutenção preventiva em transformadores e equipamentos elétricos, escolha a melhor: Trafocare.

Para a Manutenção Preventiva em Transformadores e Equipamentos Elétricos, Escolha a Melhor: Trafocare

A Trafocare presta serviços de assistência técnica e de manutenção em transformadores e equipamentos elétricos, aplicando as três principais vertentes: Manutenção Preditiva, Preventiva e Corretiva.

Manutenção preventiva em Transformadores e Equipamentos Elétricos

As ações preventivas são feitas para prolongar a vida útil do óleo do transformador e do equipamento elétrico, evitando, assim, que uma manutenção corretiva seja necessária. O óleo pode não estar adequado para a continuidade em uso no transformador, devido à contaminação por água, partículas solidas e estar oxidado ou envelhecido por conta de sua degradação natural gerada pelo transformador em funcionamento.

Feita a análise do óleo, pode-se diagnosticar a necessidade de ação preventiva para restabelecer os parâmetros especificados pela NBR-10576, para o bom funcionamento do transformador. As ações preventivas mais comuns são as seguintes:

  • Tratamento Termo Vácuo (purificação): remoção de água e partículas sólidas;
  • Substituição do Óleo Isolante com Tratamento Termo Vácuo: remoção de água, partículas sólidas, restabelecimento da acidez, tensão interfacial e fator de dissipação;
  • Regeneração do Óleo Isolante com Tratamento Termo Vácuo: remoção de água, partículas sólidas, restabelecimento da acidez, tensão Interfacial e fator de dissipação (pode ser executado com o transformador energizado);
  • Correção de Vazamentos: substituição de todas as juntas e gaxetas avariadas;
  • Secagem da Parte Ativa: remoção de água impregnada na isolação sólida (papel isolante);
  • Substituição de Acessórios: termômetro, isoladores, indicador de nível etc.;
  • Pintura Externa Geral;
  • Reclassificação de Equipamentos Contaminados com PCB (link para página).
1 vertical
45 anos de experiência