Trafocare e o Comitê Brasileiro de Eletricidade (COBEI)

A Trafocare participa ativamente de duas comissões do Comitê Brasileiro de Eletricidade (COBEI): as comissões de estudo ABNT/CE-003:010.001- Óleos Minerais Isolantes  e ABNT/CE-003:010.002- Líquidos Isolantes Sintéticos e Naturais. Essa participação se dá por conta da expertise, know how técnico e conhecimento que a Trafocare possui.

O que é o COBEI?

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), como único foro nacional de normalização, mediante a demanda de normalização no campo do Comitê Brasileiro de Eletricidade ABNT/CB-003, criou as comissões de estudo ABNT/ACE-003:010.001 e ABNT/ACE-003:010.002 para discutir e estabelecer, por consenso, regras, diretrizes ou características para o referido assunto. Então, dito isso, a ABNT é o Foro Nacional de Normalização e, mediante a necessidade de organização no setor elétrico, constituiu por meio do COBEI essas duas comissões de estudos, conforme citamos.

A Trafocare participa de duas comissões, visto que cada uma delas trata de um assunto específico:

  • A ABNT/CE-003:010.001 aborda os óleos minerais isolantes;
  • Já a ABNT/CE-003:010.002 trata de outros líquidos isolantes, que podem ser sintéticos e naturais.

Periodicidade das comissões

Essas comissões ocorrem trimestralmente, totalizando quatro ao ano. Para tanto, sempre é escolhido o local que, geralmente, é na sede da ABNT em São Paulo por facilidade de locomoção e estadia, mas também pode acontecer em qualquer outro lugar que esteja disposto a receber tais comissões. Assim, são necessários auditório, infraestrutura adequada, recursos de mídia, coffee break e almoço para os participantes. São compostas por membros convidados, tanto de São Paulo quanto de outros estados do Brasil, que vêm de empresas de distribuição, transmissão e geração de energia, além de fabricantes de transformadores e empresas prestadoras de serviços (por exemplo, a Trafocare). Qualquer um pode ser convidado a participar, desde que receba o convite por meio do coordenador dessas comissões e, atualmente, mais de 40 pessoas fazem parte de cada uma delas.

São discutidos métodos de ensaio que serão utilizados para serem feitos os testes de laboratórios. O método de ensaio é a descrição detalhada de como fazer o teste no fluído isolante. Nele há a descrição do método, os aparelhos utilizados, o procedimento para ensaio e como será reportado o resultado. Normalmente, estas comissões não criam nenhum método, pois têm como base, até 2018, a ASTM (American Society for Testing and Materials). Atualmente segue-se a IEC (International Eletrotechical Commission), órgão global com sede na Europa que publica as normas internacionais para o setor Elétrico, Eletrônico e tecnologias relacionadas. O Cobei é o responsável pelo Comitê Nacional Brasileiro da IEC assegurando a participação do Brasil nas atividades da IEC.

O que é a ABNT?

ABNT é a sigla de Associação Brasileira de Normas Técnicas, um órgão privado e sem fins-lucrativos que se destina a padronizar as técnicas de produção feitas no país. A normalização técnica dos produtos científicos e tecnológicos documentais é fundamental para a total e ampla compreensão e identificação dos mesmos.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é o Foro de Nacionalização e Normalização, sendo o único que pode normalizar produtos e serviços no Brasil. É ampla, geral e irrestrita, sendo um pólo para vários materiais.

Entenda como funcionam as comissões do COBEI

ABNT/ CB -003 – Comitê Brasileiro de Eletricidade

Atua na normalização no campo da eletricidade compreendendo geração/transmissão e distribuição de energia; equipamentos industriais em atmosferas explosivas; eletrônica; dispositivos e acessórios elétricos; instrumentação; bens de consumo; condutores elétricos; instalações elétricas; iluminação; compatibilidade eletromagnética e telecomunicações no que concerne a terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.

ABNT/CE-003:010.001- Óleos Minerais Isolantes e ABNT/CE-003:010.002- Líquidos Isolantes Sintéticos e Naturais.

As comissões de estudo elaboram os projetos de métodos de ensaio e/ou as  especificações técnicas dos materiais isolantes utilizados pelo mercado brasileiro, sendo que após consenso entre os participantes, estes projetos são enviados à ABNT para revisão ortográfica, padronização de lay out e, finalmente, à consulta nacional, na qual qualquer associado da ABNT pode se manifestar, contribuindo, vetando ou, até mesmo, concebendo sugestões.

Depois desse processo, essa folha de votação retorna para a comissão que analisará, aceitando aquilo que for pertinente ou não. Somente depois dessas etapas, a norma é publicada, tornando-se uma norma oficial da ABNT.

Para tanto, a ABNT possui um live link em que pode ser consultada, pelos membros atuantes nas comissões, a situação das normas, por exemplo, em estudo na comissão, em correção ortográfica, em consulta nacional ou publicada. Logo, uma vez publicada, a norma é disponibilizada e deve ser seguida por todos.

Os diferenciais da Trafocare:

Ao participar ativamente das atividades dessas comissões que determina os métodos de ensaio e também a especificação de produtos e materiais utilizados na fabricação de transformadores, a Trafocare  mostra todo o seu conhecimento em relação à normatização que o setor determina.

Assim, contribui não somente para normatização do setor, mas também possui antecipadamente conhecimento daquilo que pode afetá-lo futuramente, adequando os seus serviços e as especificações com antecedência, se comparado ao mercado.

Fale com a Trafocare:

A Trafocare possui qualidade, eficiência e segurança, com expertise e know how técnico especializado, contando com mais de 35 anos de experiência no ramo de assistência técnica e manutenção de transformadores.  Para maior conforto e praticidade ao cliente, os canais de comunicação com o cliente são diversos. Entre em contato através do telefone (19) 4042-1717 ou do e-mail contato@trafocare.com.br. Não deixe de visitar o site: http://trafocare.com.br e conheça os serviços que Trafocare oferece.

Leave a Comment