Conheça a diferença entre os serviços de Regeneração e Troca de óleo isolante

A troca  e/ou   Regeneração  do óleo isolante  deve ocorrer quando as condições de envelhecimento ou de oxidação do óleo chegam a um ponto crítico (temos a norma NBR 10576, que especifica os valores obtidos nos ensaios, principalmente de acidez, tensão interfacial e que determinam o grau de deterioração do óleo), quando esse limite é atingido na análise do óleo do transformador em operação, a recomendação é a substituição do óleo por um óleo novo ou a regeneração do próprio óleo que está dentro do transformador.

O Serviço de troca de óleo consiste na substituição do óleo em uso por uma carga de óleo NOVO, sendo que no caso de transformadores de potencia na classe de tensão acima de 69 KV, um procedimento especial e complexo é requerido com injeção de ar seco para a drenagem do óleo usado e a execução de vácuo no enchimento com o óleo NOVO, além de um unidade de tratamento termo-vácuo. A Trafocare possui grande experiência neste serviço, conferindo segurança operacional e qualidade para nossos clientes.

O processo de regeneração se dá através de um equipamento conhecido como  Unidade Móvel de Regeneração, que consiste em um semi- reboque em alumínio contendo 02  módulos, um de colunas de percolação e outro com um sistema de tratamento termo- vácuo que são interligados e operam simultaneamente. O processo é totalmente controlado e supervisionado por software especifico com intertravamento que impedem erros de operação. 

 A Regeneração tem como base o processo físico-químico através da bauxita ativada, que é um mineral rico em Alumina e que tem a propriedade de absorver todos os compostos de oxidação presentes no óleo usado. Isto ocorre no módulo das colunas de percolação, onde o  óleo é forçado a passar por essa bauxita, onde é absorvido todos os produtos de oxidação / deterioração do óleo , e portanto deixando o óleo nas condições de um novo. Após o processo de regeneração, o óleo readquiri as mesmas condições do óleo quando novo e isso é muito importante. No modulo de tratamento termo- vácuo o óleo regenerado é filtrado e desgaseificado para restabelecer as propriedades dielétricas, além reduzir o teor de água.

A grande diferença da regeneração e da Troca  do óleo é que no primeiro caso, é  possível, através dos equipamentos e da técnica desenvolvida nos últimos anos, fazer este serviço com o transformador energizado, ou seja, ligado. No caso do serviço de Troca de óleo, é obrigatório o desligamento do equipamento por todo  período de duração do serviço. 

Existem casos de concessionárias ou indústrias, onde não se pode parar o equipamento pelo tempo necessário de fazer a troca do óleo, então se pode optar pela regeneração do óleo com ele ligado, evitando-se perda de produção. Essa é a grande vantagem da regeneração em relação à troca de óleo.

Importante ressaltar que tanto os serviços de  regeneração como a substituição do óleo ,  atingem o mesmo objetivo, que é o óleo readquirir ótimas condições de serviço.  

Analise o exemplo abaixo:

A troca de óleo de  um transformador  classe de tensão de  15 KV (Industrial), é preciso drenar este óleo, fazer uma lavagem interna com o óleo novo para tirar qualquer resíduo (essa lavagem é feita através de uma recirculação do óleo novo, aquecendo este óleo novo e recirculando através da máquina termovácuo). Não é possível tirar 100% do resíduo do óleo usado que está impregnado, mas conseguimos tirar mais de 90% deste resíduo. Depois deste processo de lavagem, é feito o enchimento do transformador com o óleo novo e um tratamento final para tirar a umidade superficial que ficou neste processo e após isto, pode-se religar o equipamento. 

Dependendo da classe de tensão e de acordo com a necessidade do cliente, nós temos o prazo de execução que vai de 4 horas (transformadores pequenos-  Classe 15 KV ) até 3 dias (transformadores grandes – Classe 138 kv), as vezes até mais de 1 semana (Transformadores classe de tensão > 245 KV) . Após a substituição do óleo, coletamos uma amostra e fazemos a análise, para comprovar que o óleo novo  está em  conformidade com as especificações após Serviços, e em  ótimas condições de operação.

Para não restar dúvidas sobre a diferença entre troca e regeneração do óleo

Regeneração do óleo: O Serviço é executado com Unidades Móveis de Regeneração totalmente automatizada, onde o próprio óleo do equipamento é processado e readquire as propriedades de um óleo quando novo, sem a necessidade de desligamento do equipamento.

Troca  de óleo: O serviço é feioa retirando o óleo usado e colocando um óleo novo. Na substituição é necessário ter o cuidado (temos esta expertise) e evitar que aquele óleo que está contaminado internamente no transformador, venha a contaminar o óleo novo que foi colocado. Não adianta colocar o óleo novo sem fazer a limpeza interna, porque você vai automaticamente contaminar aquele óleo novo que foi colocado no equipamento.

O importante ressaltar que o histórico de serviços mostra que expectativa de vida de um óleo,  após os serviços de regeneração e de troca de   óleo , garantem a mesma vida útil após a intervenção.

Também é importante ressaltar que após o processo de regeneração, é preciso colocar um aditivo para retardar o envelhecimento. O óleo novo já vem com este aditivo para também retardar o envelhecimento.

Conheça a Trafocare

A Trafocare investe no que há de mais moderno e eficiente no mercado mundial. Além disso, a constante atualização é comprovada pela participação do corpo técnico no desenvolvimento de normas (COBEI – CE- 10.1 e 10. 2), audiências públicas do CONAMA, eventos, treinamentos, feiras, workshops, sendo referência para apresentação do know how para outros profissionais.

Apresentando soluções que combinam o know how técnico com a expertise de uma prestação de serviços especializados, todos os serviços oferecidos são realizados conforme uma Especificação Técnica (ET), que apresenta o passo a passo de como as soluções devem ser executadas. A Trafocare traduz qualidade, eficiência e segurança, com os melhores procedimentos do mercado.