A Trafocare é uma empresa especializada na manutenção de transformadores e equipamentos elétricos. São mais de 45 anos de experiência – uma história escrita por profissionais altamente qualificados e experientes; com os melhores procedimentos técnicos e os melhores equipamentos.
Conheça a trajetória e a força do time Trafocare
João Carlos Gomes
João Carlos Gomes iniciou sua trajetória profissional em 1979, quando concluiu o Técnico de Petroquímica e, na sequência, teve a oportunidade de trabalhar em uma empresa chamada Lubflex, que foi a primeira a fazer degeneração de óleo mineral isolante no Brasil. Na ocasião, João trabalhou naquele que seria o primeiro laboratório de análise de óleo no Brasil. A experiência abriu portas para conhecer e se aprofundar no conhecimento sobre análise de óleos minerais isolantes, já que A Lubflex pegava o óleo usado, fazia o tratamento químico e o óleo então voltava com as suas propriedades normais.
Com o passar do tempo, João atuou como coordenador do laboratório e, posteriormente, também passou a trabalhar junto com a coordenação da produção, onde teve contato com o processo de regeração mesmo, não só no laboratório, mas também com o controle de qualidade.
Entre os anos de 1983 a 1988, João esteve no laboratório de controle de qualidade, onde teve contato diário com problemas que ocorriam na fábrica, com material isolante e, com isto, sua gama de conhecimento em materiais isolantes aumentou consideravelmente. Também trabalhei lá com tintas, vernizes e diversos outros tipos de compostos. Foi nesta fase que João passou a participar das comissões de estudos do COBEI.
Após 14 anos de muito aprendizado e evolução profissional, João deixa a Lubflex e migra para novos desafios na empresa Siemens, localizada em Jundiaí, onde trabalhou exclusivamente na área de laboratório e controle de materiais, tais como: óleo mineral isolante, borracha, papel isolante e com a fabricação em si do transformador. Além da expertise em análise de óleo, João passou a ter contato com projetos, fabricação e ensaio de transformador.
Posteriormente, João voltou para a área de óleo isolante, em uma empresa campineira, chamada Regenera, onde teve a oportunidade de montar um laboratório para análise de óleo especificamente e também para fazer serviços em transformador. A Regenera passou a ser a primeira empresa de prestação de serviços em análise de óleo, serviços em transformadores. Dentre os marcos importantes desta fase, destaca-se o fato de João ter sido o percussor na realização da primeira regeneração energizada do Brasil.
Em 1997, João fundou a empresa Fluidex no Brasil, a qual era uma empresa sul africana, sendo necessário então, pedir autorização aos donos, que permitiram trazer a marca para o país. A partir daí, iniciou-se um trabalho não só com a regeneração de óleo com o equipamento da Fluidex, como também a fabricação os equipamentos de regeneração no Brasil.
Em paralelo aos trabalhos na Fluidex, João e um sócio abriram uma segunda empresa, oferecendo todos os serviços na parte de transformadores – troca de óleo, juntas, secagem de transformador, e a Fluidex passou a fazer o transporte de óleo e a fabricação de máquinas.
Desde 2000, João faz parte da equipe da Trafocare.
Conheça um pouco mais do time Trafocare
– Rodolfo: Engenheiro elétrico; atuou como um dos responsáveis técnicos pelos serviços da Brastrafo. Posteriormente, tornou-se um dos sócios da Trafocare – e também responsável técnico no CREA. Possui experiência na programação, no planejamento e execução dos serviços. No momento ele está se especializando na área de análise de óleo.
– Írio: Engenheiro elétrico, é o responsável técnico pela Trafocare, pelo CREA desde o início. Ele possui grande experiência, iniciou na WTW em Fernandópolis com transformadores pequenos de postes. Posteriormente, trabalhou na Dedini em Piracicaba, uma empresa que já fabricava transformadores maiores e especializados em transformadores especiais (para indústrias, transformadores de forno). Quando saiu da Dedini, trabalhou comigo na Brastrafo e saiu em 2015 para abrir a Trafocare.
– Geraldo: Trabalhou na Dedini e tem experiência de mais de 30 anos em fabricação de equipamento, com muito conhecimento na parte mecânica.
– Pedro: Possui conhecimento na parte de ensaios elétricos em transformador. Trabalhou na Dedini e também tem experiência de mais de 30 anos e hoje está na Trafocare.
– Márcio: Começou em 1988 na área de transformadores e passou por fabricantes como a Data Engenharia, de Minas Gerais. Também possui mais de 20 anos de experiência.
– Aldo: É engenheiro mecânico e tem uma vasta experiência nesta área de montagem, enchimento e condicionamento de transformador.