Entressafra das usinas sucroalcooleiras: o melhor momento para manutenção em transformadores elétricos e eletroímãs
Entressafra é o tempo em que o usineiro tem para fazer a manutenção de toda a usina. As safras geralmente acontecem entre maio e outubro. No Nordeste, devido ao clima, a entressafra acontece no meio do ano. A entressafra de nordeste e sudeste acontecem, portanto, em épocas diferentes.
Para facilitar o entendimento do nosso leitor: tomaremos como base a entressafra no Sudeste.
Entressafra: manutenções específicas em transformadores elétricos durante este período
Durante o período de entressafra são comuns as manutenções mecânicas, elétricas, eletrônicas. Os usineiros desmontam a usina inteira, a colocam no “chão” e ela fica, então, com realmente tudo desmontado para depois a levantarem novamente.
O início é a coleta de óleo e a inspeção geral – que vai levantar o problema para que a ação corretiva seja realizada. No momento da entressafra, onde as usinas estão paradas, é quando realiza-se a ação corretiva. A coleta de óleo é realizada antes de e a usina parar, geralmente alguns meses antes, para que a inspeção já seja realizada e quando ela realmente estiver parada, já sabermos exatamente quais as ações corretivas que precisarão ser feitas nos transformadores.
A inspeção geral é uma inspeção visual do transformador, onde você levanta a correção de vazamento ou alguma anomalia que tenha no equipamento. Na inspeção, há diversos itens a serem conferidos, que fazemos através de uma lista. Os principais são: acessórios, pontos de corrosão, vazamentos e radiadores.
Além da inspeção geral feita no transformador, há também a inspeção do local de instalação – que é uma cabine ou uma subestação – com a parada geral da entressafra, eles desmontam tudo e jogam na porta, o que fica difícil para nós.
A Trafocare recomenda que a usina faça um planejamento e contrate o fornecedor com, no mínimo, 60 dias de antecedência.
Manutenção preventiva em transformadores e eletroímãs
É realizada a inspeção geral, onde é coletado o óleo de todos os transformadores e eletroímãs e isso será encaminhado para a análise de óleo isolante, serviço oferecido pela Trafocare.
Essa análise geralmente fica pronta em 20 dias úteis. Quando esta análise fica pronta, a Trafocare entrega um relatório geral para a usina, onde constará a análise e laudo individual de cada transformador e eletroímã. Neste relatório também já constará a sugestão da Trafocare para àquela ação corretiva.
Posteriormente, é programada a ação corretiva junto à usina.
Manutenção corretiva
O que vai determinar esta manutenção (leia artigo) é o resultado da análise, onde será definido se será feito uma troca de óleo, um tratamento termo vácuo, correção de vazamento, troca de acessório, pintura, complemento de nível etc.
A manutenção é realizada quase que 100% na planta, em pouquíssimos casos há a necessidade de enviar o transformar para revisão na oficina da Trafocare ou em oficinas de parceiros.
Na ação corretiva, depois das análises e dependendo dos resultados, ocorre a descontaminação (quando chega a um nível crítico) e a reclassificação.
Um dos diferenciais da Trafocare, que poucas empresas oferecem, é o serviço de inspeção ativa, onde a solução do problema é realizada no próprio local – a empresa tem um dia para resolver o problema porque o cliente não tem transformador reserva. Então, a equipe Trafocare vai até o local; faz um levanta o transformador, identifica o problema, conserta e o desce novamente no tanque para colocar para rodar.
Outro diferencial da Trafocare é a experiência. A empresa conta com um time de especialistas que estão focados na solução de problemas, na análise preventiva e que vão sempre apontar a melhor solução custo benefício para o cliente.
O diferencial no tratamento termo vácuo é que os equipamentos da Trafocare são de fabricantes renomados e também o procedimento como um todo é fruto de um “know how” de anos de experiência.
No caso da substituição do óleo isolante, destaca-se o diferencial de a Trafocare trabalhar apenas com óleo isolante adquirido no mercado de empresas reconhecidas pela sua qualidade, com certificados de aprovação e atuar com preços diferenciados.
Na correção de vazamentos, vale pontuar a expertise (leia artigo) do time Trafocare, pois eles já trabalharam em fábricas e então conhecem perfeitamente o que estão fazendo, ou seja: o cliente pode ficar tranquilo pois está entregando o seu transformador na mão de um especialista e não de um aventureiro.
Outro diferencial que podemos citar é com relação ao nosso pronto atendimento – atendimento diferenciado com relação a prazo de entrega.
Recomendações da Trafocare de administração das cabines dos transformadores e eletroímãs após a manutenção preventiva para que funcionem como o esperado no período da safra:
– Inspeção visual para detectar vazamentos;
– Manter termografia (o próprio pessoal da usina verifica se os terminais e conexões estão todos certos, se temperatura está certa e se não há nenhuma falha), por exemplo, se tiver algum ponto quente, eles precisaram parar e chamar e Trafocare;
– Verificar de nível de óleo;
– Inspecionar da sílica gel – esta substância muda de cor quando fica úmida, então esta mudança pode indicar que é necessário realizar a troca;
– Pontos de oxidação.
A manutenção mecânica e principalmente a elétrica, têm tomado um aspecto muito importante no sentido de garantir a produção real. Em função dessas novas demandas que as usinas têm e da atual necessidade de produção de açúcar e álcool, a manutenção é vital que para que se garanta 100% da produção no período da safra.