Entenda todos os riscos causados pela falta de manutenção de transformadores elétricos

A TrafoCare é uma empresa especializada na manutenção de transformadores e no comércio de Fluidos Isolantes Elétricos, buscando e investindo no que há de mais moderno e eficiente no mercado mundial. O nosso principal propósito é cuidar da saúde do transformador, evitando ao máximo que este chegue a falhar, o que significaria uma parada do equipamento e, consequentemente, uma parada da produção. Para que isso não aconteça, recomendamos a manutenção periódica do equipamento e, neste conteúdo, vamos explanar sobre os riscos causados pela falta de manutenção em transformadores elétricos.

É importante ressaltar que nós contamos com  profissionais altamente qualificados e experientes, o que tornou possível desenvolvermos procedimentos próprios de boas práticas de manutenção e que, inclusive, constitui um enorme diferencial em nosso mercado. Todos esses procedimentos técnicos, têm como objetivo principal a perda de produção, causada por uma parada não programada devido a uma falha no transformador.

Uma falha recorrente é a falha do isolador de porcelana que, fatalmente, pode evoluir para uma falha catastrófica, pois a parte superior onde encontram-se as buchas de AT e BT é parte mais quente do transformador. Quando isso acontece, a temperatura é propícia para causar um incêndio.

Quando há uma falha muito grave, o dispositivo de proteção também não é suficiente para amenizar o problema, pois há uma rápida evolução para um incêndio e, posteriormente, explosão.

Uma parada no equipamento causada por falta de manutenção, tem como consequência a perda de produção e, consequentemente a perda de faturamento, além dos riscos à saúde e segurança das pessoas e danos ao meio ambiente.

Uma falha em um transformador ligado ao processo produtivo causa um grande impacto financeiro na empresa, pois a substituição do transformador avariado, exige a disponibilidade de um equipamento com características similares de tensão, potência, etc, além das dimensões adequadas para ser instalado no mesmo local (Cabine ou SE). Normalmente, as empresas não possuem transformadores reservas, para todas as posições e encontrar um fornecedor que tenha um transformador similar ao necessário pode ser demorado além do que a logística desta substituição costuma ser um procedimento complicado. Certamente isso gera um custo elevado e não previsto no planejamento financeiro da empresa.

Quais são as manutenções necessárias a fim de evitar uma parada indesejada do equipamento?

O transformador é um equipamento crítico do sistema elétrico. Além de ser um investimento considerado de grande custo para qualquer empresa, é um equipamento que exige uma atenção redobrada em relação às condições operacionais.

Por essa razão, é fundamental que o mesmo esteja sendo monitorado em 100% do tempo, sempre com a observação da temperatura de operação, das condições do secador de sílica gel e da realização da inspeção periódica, para que se possa determinar a ocorrência de vazamentos e, obviamente, a coleta de amostra de óleo; que através dos laudos de análises tenha-se a certeza de que ele atende às características necessárias, garantindo a sua operação de forma segura.

Com uma equipe altamente qualificada, executamos todas as manutenções e a dividimos em 3 grandes grupos:

Preditiva: é a manutenção que tem por objetivo a realização de um acompanhamento periódico das condições operacionais do transformador, compreendendo ensaios elétricos e, principalmente, analises do óleo isolante, tais como Ensaios Físico-químicos e de Cromatografia dos gases dissolvidos, com o objetivo de antecipar possíveis problemas no equipamento.

Preventiva: após a manutenção preditiva, nos resultados da análise de óleo e dos ensaios elétricos no equipamento, é feito um controle sistemático, com ações planejadas pela detecção de possível problema ou anomalia com o intuito de reduzir ou evitar falhas no transformador.

Corretiva: é a manutenção necessária após a ocorrência de uma falha no transformador para que haja a correção do problema detectado e recolocá-lo novamente em condições de uso.

As manutenções também são responsáveis por aumentar a vida útil do equipamento. Um transformador, com as manutenções realizadas correta e periodicamente, tende a durar muito mais, o que pode amortizar o seu custo inicial de uma maneira bem mais efetiva.

Qual a periodicidade em que as manutenções devem ser realizadas?

Normalmente, a periodicidade são 12 meses — salvo quando detectado, na análise de óleo (manutenção preditiva), uma indicação de que o transformador está com algum problema. Neste caso, pode-se reduzir essa periodicidade para períodos muito menores, dependendo da intensidade de defeito detectado.

A TrafoCare recomenda que a inspeção de rotina seja realizada mensalmente, por uma empresa especializada. Essa inspeção é feita de maneira visual, a fim de detectar algum problema como, por exemplo, um vazamento.

O sucesso do programa de manutenção de transformadores está ligado diretamente à experiência da empresa que está executando o serviço. Os responsáveis contratados precisam ter um amplo conhecimento acerca dos procedimentos técnicos, para que a manutenção seja feita de acordo com o diagnóstico e com o melhor custo-benefício.

A TrafoCare traduz mais de 45 anos de experiência, conhecimento técnico e eficiência, para transmitir segurança e confiabilidade aos clientes e parceiros. Conosco você encontra o suporte e o acompanhamento necessário para o funcionamento do seu equipamento com excelência e qualidade. Gostaria de mais informações?  Então entre em contato!